quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Texto do Academico Luiz Rocha Maia

Academias? Para que servem hoje? “Para nada?! Mas..., depois não reclamem dos danos causados pela contracultura!” Confunde-se o significado de Academia de letras e artes com o Academicismo, termo que designa, originalmente, o método de ensino artístico profissionalizante concebido, formalizado e ministrado pelas academias de artes criadas na Europa. A Academia moderna, de qualquer tipo, tem a responsabilidade de congregar membros, em confraria, após serem selecionados entre os melhores, no âmbito de uma comunidade. Essas instituições podem ter muitas outras obrigações e propósitos. Muitas trabalham para ampliar suas competências, algumas de forma ridícula. Há limites, certamente, para o exercício funcional nessas Academias, embora as bases originais continuem as mesmas. O bom senso é o limitador! (http://pt.wikipedia.org/wiki/Academicismo). A ALeART – Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos/RJ, vem orientando assim o processo de seleção, respeitando princípios de ética e moralidade no reconhecimento dos méritos de todos que são indicados para formar o colegiado, como previsto em seu Estatuto. De maneira geral, as congêneres são pautadas por iguais princípios, merecendo total apreço. Dentre os criativos existem os que têm mérito e possuem identidade artística reconhecida (os melhores); existem ainda os que podem ser reconhecidos, mas não possuem identidade artística (os regulares); e existem os que passam despercebidos, por não possuírem identidade artística; são comuns, sem diferencial criativo ou técnico. Acabam na “vala comum” das artes (os piores). É verdade que muitos artistas e escritores não desejam pertencer a uma confraria. São individualistas ao extremo. Caso exista uma listagem de classes profissionais individualistas, pouco unidas e sem visão de conjunto, os artistas e os literatos disputam o primeiro lugar como egocêntricos renomados. As Academias estão se afirmando como fórum apropriado ao encontro dos criativos (antigamente a ênfase era técnica). Nelas, os artistas acabam por manifestar suas ideias, por meio da difícil prática da unidade na diversidade. As Academias prestam um excelente serviço, por oferecer um modelo de participação coletiva sem tirar as características individuais. A Academia uniformiza e disciplina, embora não impeça o culto à personalidade dos seus membros declarados vaidosamente Imortais. Contudo, isolados ou reunidos, não importa, os criativos constantemente estão sendo desafiados a retirar o sustento de sua própria arte. Não são eles tão ambiciosos; basta-lhes sobreviver! Contam-se nos dedo os afortunados que conseguem viver para a arte. Os mecenas, no passado, tiveram função importante no suporte aos artistas. Hoje são raros! Entre os parceiros atuais destacam-se os marchands, os galeristas e os editores. A legislação de incentivo à cultura, aperfeiçoada, ainda é muito burocrática, sendo mais adequada aos projetos coletivos de arte. A moderna Academia está sendo chamada a assumir importante papel, como agente de promoção cultural. Facilitadora do diálogo entre possíveis patrocinadores de projetos culturais, ela pode organizar salões de artes; exposições coletivas; e a criação de espaços culturais, públicos ou privados, bem como apoiar e valorizar talentos jovens; publicar coletâneas poéticas e catálogos de arte; realizar saraus, cursos, oficinas de criação ou técnicas, além de aconselhar na formulação de políticas públicas. Essas são algumas das ações que a Academia pode empreender, para fomentar o aparecimento de mercado de arte na sua área de atuação. Acredita-se que serão esses, doravante, os grandes serviços que se espera obter das Academias de Letras e Artes em todo o Brasil. Sem eles a poesia perde o lirismo e o sentido; a estética se desconstrói e esvai-se, subjugadas pelo avanço da contracultura. Por: Luiz Roberto da ROCHA MAIA – Artista Plástico Naïf; Acadêmico da ABBA-Rio e da ALeART Administrador Pós-graduado pela FGV

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