terça-feira, 3 de dezembro de 2013

O acadêmico Jorge Calfo faz o discurso de agradecimento em nome dos acadêmicos empossados.

Ilustríssima e tão querida Presidente da Academia Brasileira de Belas artes, Sra. Iracy Carisse
Ilustríssimos e agora nobres colegas Acadêmicos
Excelentíssimas Autoridades,
Queridos amigos e Familiares aqui presente,
“UMA VERDADEIRA OBRA DE ARTE É FEITA DE PURA EMOÇÃO!”

É assim, que cada um de nós, neo acadêmicos, chegamos até este nobre e inesquecível momento. Nossos corações entraram muito antes nessa Academia do que estes corpos físicos aqui presentes.

Tarefa difícil colocarmos em palavras a emoção que pulsa e toma conta de cada um nós, um misto de orgulho e paixão. 

Não orgulho pessoal da vaidade, mas o orgulho de poder conviver com tantos artistas de grande talento, que fazem a história da arte brasileira. E a paixão... Essa paixão latente em poder contribuir de alguma forma com a história da Academia Brasileira de Belas Artes. 


Sra. Presidente e nobres colegas Acadêmicos, esta Casa não somente escreve ou conta história da arte do nosso país; a Academia Brasileira de Belas Artes, fez e faz a história da arte do nosso Brasil. 

Hoje, se eterniza mais um momento importante dessa história. E é com grande e agradecida emoção que recebemos tão nobre condecoração dos membros dessa casa. Estamos envaidecidos, honrados e gratificados com essa carinhosa acolhida.

Agora, já investidos do grau da imortalidade, rogamos que seja imortal a vontade de proporcionarmos o nosso melhor, pela honra e glória desta casa, em prol da divulgação e desenvolvimento da arte e da cultura brasileira. Assim, teremos a certeza de termos sido merecedores de tão notável honraria.

Também, que seja imortal a certeza de que todas as formas de arte têm voz e ação nessa Nobre Academia, tal qual tem sido ao longo dessas dezenas de anos de sua existência. 

Que seja imortal a paixão pela arte. Arte que provoca mudanças. Arte que produz história, contando detalhadamente o caminhar do próprio homem sobre a face da terra. 

Que seja imortal a união de força do corpo acadêmico dessa casa, que sempre trabalha incansavelmente pelo desenvolvimento e engrandecimento da arte e da cultura deste nosso Brasil amado.

Assim, conclamo a todos os artistas, organismos públicos e privados, amigos e amantes da arte: façam desta casa um fórum de criação e debate. É aqui, oficialmente, a casa representativa da arte e da cultura do Brasil. Essa não é a nossa casa, é, sim, a casa da Arte Brasileira. Agrupemos em uma só voz nossas forças, nossos ideais para o maior engrandecimento cultural e artístico do Brasil.

Por fim, perdurará na alma e nos corações de cada um de nós, neo acadêmico, o compromisso de que estamos dispostos a assumir, com a grandiosidade e empenho, os desafios que esta honraria nos concede. 

Agradeçemos imensamente a presença de todos aqui e recebam, do fundo dos nossos corações, os mais fervorosos muito, muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário